Rádio Câmara

Com a Palavra

Congresso instala Comissão Mista de Desburocratização

14/12/2016 - 11h04

  • Congresso instala Comissão Mista de Desburocratização

O Congresso deu mais um passo para ajudar a eliminar os entraves burocráticos para o desenvolvimento econômico e social do país. Nesta terça-feira, foi instalada a Comissão Mista de Desburocratização, que vai avaliar as estruturas organizacionais, processos, procedimentos, rotinas de órgãos e entidades da administração pública federal.

A partir desse levantamento, o colegiado vai propor projetos e ações que colaborarem para desburocratizar processos no Brasil.

Segundo dados do Banco Mundial, o país ocupa a posição 116 no ranking geral sobre a facilidade de se realizar negócios, dentre 189 nações pesquisadas. O prazo para se abrir uma empresa no Brasil é de 107 dias.

Para falar sobre a atuação da Comissão Mista de Desburocratização, o Com a Palavra convidou o presidente do colegiado, deputado Júlio Lopes, do PP do Rio de Janeiro. Ele é favorável a um aparato estatal mais eficiente, que já assume contornos suprapartidários e é um consenso dentro e fora do Congresso. Para o deputado Júlio Lopes, o caminho para melhorar a máquina pública é reformular o cadastro brasileiro, consolidar as leis, melhorar o processo de propriedade intelectual e direito autoral e tornar o Estado mais simples e eficiente.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.