Rádio Câmara

Com a Palavra

Comissão geral debate aumento de carências de benefícios previdenciários

14/12/2016 - 10h51

  • Comissão geral debate aumento de carências de benefícios previdenciários

O Plenário vai se transformar em comissão geral para debater o projeto, do Executivo, que aumenta as carências para a concessão do auxílio-doença, da aposentadoria por invalidez e do salário-maternidade, no caso de o segurado perder essa condição junto ao Regime Geral da Previdência Social.

O projeto revê as mudanças que estavam previstas na medida provisória 739, de 2016, e que perdeu a vigência no mês passado. O texto tramita em urgência constitucional, quando o presidente da República pede que projeto da iniciativa dele seja votado no prazo de 45 dias na Câmara e outros 45 dias, no Senado. Caso não seja votado, o projeto passa a trancar a pauta da Casa em que estiver tramitando.

Para apresentar detalhes sobre esse assunto, o Com a Palavra entrevistou o relator da proposta, deputado Jones Martins, do PMDB gaúcho. Segundo o deputado, essa é uma das prioridades do governo, que só o ano passado teve uma despesa com auxílio-doença em mais de R$ 23 bilhões. Por esta razão, o deputado acredita que, em tempos de crise econômica e de ajuste fiscal, o projeto contará com o apoio dos partidos para aprovar a medida.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.