Rádio Câmara

Com a Palavra

Relator da Comissão Especial sobre a Reforma Política comenta mudanças aprovadas no Senado

01/12/2016 - 11h58

  • Relator da Comissão Especial sobre a Reforma Política comenta mudanças aprovadas no Senado

O Senado aprovou proposta de emenda à Constituição que prevê a cláusula de barreira, mecanismo que exige a eleição de 2% de deputados federais, em 14 estados, para que os partidos tenham direito à verba pública e a tempo de propaganda em rádio e televisão.

Os senadores também aprovaram texto que modifica a Constituição para dar fim às coligações partidárias nas eleições proporcionais. As propostas vão ser analisadas, agora, pela Câmara dos Deputados.

Para repercutir a aprovação desses pontos e a audiência pública sobre o tema, com a participação de professores e juristas, o Com a Palavra convidou o relator da comissão especial que analisa a reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido, do PT paulista.

Na entrevista, o deputado também comentou a decisão do Senado que altera várias regras do sistema político e eleitoral. Vicente Cândido se disse favorável à cláusula de barreira aprovada pelo Senado e ao fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais – para vereadores e deputados estaduais, federais e distritais.

Ouça os detalhes no áudio da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.