Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado Izalci comenta relatório da MP que reforma o ensino médio

30/11/2016 - 10h00

  • Deputado Izalci comenta relatório da MP que reforma o ensino médio

O relator da medida provisória que reforma o ensino médio, senador Pedro Chaves, do PSC do Mato Grosso do Sul, apresentou o relatório e, para repercutir o tema, o Com a Palavra convidou o deputado Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal.

O parlamentar elogiou o relatório, que manteve as áreas de conhecimento, como prevê a medida provisória. Assim, o conteúdo obrigatório vai ser diminuído para privilegiar cinco áreas de interesse, aquelas em que os alunos poderão escolher já no primeiro ano: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional. Segundo o deputado Izalci, a fórmula atende às necessidades do aluno.

Quanto à duração do curso do ensino médio, de 800 horas, o relator aumentou essa carga horária para mil horas, ao longo dos próximos cinco anos. A partir daí, as escolas deverão atingir as 1.400 horas estabelecidas na MP, de forma gradativa. Para o deputado Izalci, a proposta do relator é viável para se garantir o tempo integral de ensino depois de 2018, quando as mudanças deverão entrar em vigor.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.