Rádio Câmara

Com a Palavra

Reforma política: resultado das eleições 2016 pode dar sobrevida a partidos nanicos

03/11/2016 - 09h15

  • Reforma política: resultado das eleições 2016 pode dar sobrevida a partidos nanicos

O segundo turno das eleições municipais poderá dar sobrevida aos chamados partidos nanicos, aqueles com menos de dez parlamentares. Das urnas saíram 15 candidatos de pequenas legendas, que, a partir de 2017, vão comandar cinco prefeituras de capitais e dez de cidades com mais de 200 mil habitantes, como o senador Marcello Crivella, do PRB, no Rio de Janeiro; Alexandre Kalil, do PHS, em Belo Horizonte; e Rafael Greca, do PNM, em Curitiba.

E qual será o impacto do desempenho desses pequenos partidos na reforma política, em andamento na Câmara? Um dos pontos é, justamente, a volta da cláusula de barreira, que restringe o direito ao funcionamento parlamentar, o acesso ao horário gratuito de rádio e TV e a distribuição dos recursos do Fundo Partidário das legendas que não obtiverem um percentual mínimo dos votos válidos para a Câmara dos Deputados.

Para discutir o assunto, o Com a Palavra convidou a deputado Renata Abreu, do PTN de São Paulo. Segundo ela, o resultado das eleições mostrou a vontade do povo, que deve ser respeitada. A deputada considera a possibilidade da volta da chamada cláusula de barreira um "golpe" contra o cidadão e acusa os defensores da medida de "querer calar a voz do povo". Segundo Renata Abreu, as urnas mostraram que 73% dos brasileiros não se identificam com nenhum partido.

Confira outros detalhes no áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.