Rádio Câmara

Com a Palavra

Especialista cita razões para redução do número de deputados eleitos para prefeito

31/10/2016 - 11h00

  • Especialista cita razões para redução do número de deputados eleitos para prefeito

Oitenta e um deputados federais e dois senadores concorreram àseleições municipais de outubro. Entre o primeiro e segundo turno, dos 71 deputados que disputaram o cargo para prefeito, apenas 14 se consagraram nas urnas. No pleito deste ano, o número de parlamentares eleitos para comandar as cidades é menor do que o alcançado em 2012, na última eleição municipal, quando 25 deputados se elegeram prefeitos.

E para falar desses números e fazer uma análise do cenário eleitoral, o programa Com a Palavra ouviu o diretor de documentação do Diap - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Antônio Augusto de Queiroz. Ele cita as razões pelas quais houve uma redução do número de deputados federais que se elegeram para as prefeituras.

Antônio Augusto de Queiroz diz que entre os motivos desta queda estão a rejeição à política e aos detentores de mandato; a falta de financiamento empresarial de campanha e a crise financeira - a situação pré-falimentar de várias cidades - que assustou alguns candidatos.

Apresentação – Elizabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.