Rádio Câmara

Com a Palavra

Economista analisa desafios a serem enfrentados por prefeitos eleitos no próximo domingo

26/09/2016 - 12h22

  • Economista analisa desafios a serem enfrentados por prefeitos eleitos no próximo domingo

A cada eleição, cresce a expectativa de que os novos gestores deem mais atenção a antigas demandas da população e possam transformar promessas eleitorais em planos de governo, que traduzam melhorias para o dia a dia dos brasileiros.

Os 5.570 novos prefeitos vão ter pela frente uma extensa lista de desafios. Entre eles, gastos descontrolados e dificuldades para colocar em ordem a saúde financeira dos municípios. Mas o que esperar desses novos gestores municipais?

Para ajudar a responder essas e outras perguntas, o Com a Palavra entrevistou o economista e professor da Universidade de Brasília Roberto Piscitelli.

Pesquisas mostram que 60% dos municípios brasileiros ou já estouraram ou estão para estourar o limite de gastos com pessoal permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Roberto Piscitelli argumenta que é preciso discutir melhor com a população as suas reais necessidades e fazer com que os eleitores exerçam a cultura da fiscalização do dinheiro público. O economista também critica a criminalização da atividade política, principalmente por parte da mídia, e defende que sejam estabelecidos limites para as ações dos órgãos de controle.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.