Rádio Câmara

Com a Palavra

Comissão geral na Câmara debate combate à cultura do estupro

14/09/2016 - 10h32

  • Comissão geral na Câmara debate combate à cultura do estupro

O Brasil registra uma denúncia de violência contra mulher a cada 7 minutos. Dados do governo mostram que, nos dez primeiros meses de 2015, o país registrou quase 64 mil relatos de agressões.

Levantamentos de entidades ligadas aos movimentos sociais também mostram estatísticas alarmantes. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é estuprada no país a cada onze minutos. Mas, para a entidade, esse número pode chegar a um estupro por minuto, se contabilizarmos que apenas de 30 a 35% dos casos são registrados.

Preocupada com esse cenário de violência contra a mulher no país e a cultura do estupro, a Câmara promove nesta quarta-feira, no plenário da Casa, um amplo debate sobre os temas. A deputada Maria do Rosário, do PT gaúcho, uma das autoras do pedido de realização da comissão geral, esteve Com a Palavra e destacou a importância do debate.

Para a deputada, a legislação brasileira avançou para proteger as mulheres, mas é preciso pôr um fim à omissão da sociedade e fazer com que as leis de combate à violência sejam respeitadas, como a Lei do Feminicídio. Maria do Rosário fez um apelo aos parlamentares e às 51 deputadas para que aprovem o Projeto de Lei 3.792/15, que está pronto para ser votado e estabelece o Sistema de Proteção e Garantias de Direitos a Crianças e Adolescentes Vítimas e Testemunhas de Violência.

Confira a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.