Rádio Câmara

Com a Palavra

Estudo analisa situação atual da mulher no mercado de trabalho

12/09/2016 - 11h18

  • Estudo analisa situação atual da mulher no mercado de trabalho

As mulheres são maioria na população brasileira. Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho e, atualmente, respondem pelo sustento de 37,3% das famílias no país. Esses dados fazem parte do novo estudo técnico da Consultoria Legislativa da Câmara, intitulado "Mulheres no mercado de trabalho: onde nasce a desigualdade?".

O trabalho traça um panorama da participação da mulher no mercado de trabalho, além de abordar as dificuldades vividas pelo sexo feminino no mundo do trabalho e a luta pela equiparação salarial com os homens.

Para apresentar detalhes da pesquisa, o Com a Palavra entrevistou a autora do estudo, Tânia Andrade, consultora legislativa em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho.

A consultora Tânia Andrade considera um retrocesso e um injustiça social aumentar a idade mínima para aposentadoria da mulher de 60 para 65 anos, como sugere a reforma da Previdência apresentada pelo governo. Segundo ela, essa proposta é um desserviço à sociedade e vai de encontro ao recomendado pela OIT, Organização Internacional do Trabalho.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.