Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado Efraim Filho repercute desdobramentos da Operação Greenfield

08/09/2016 - 11h06

  • Deputado Efraim Filho repercute desdobramentos da Operação Greenfield

No início da semana, policiais federais foram às ruas numa operação que investiga irregularidades em quatro dos maiores fundos de pensão do país, todos ligados a estatais. Foram alvos da "Operação Greenfield" 74 pessoas e 38 empresas e entidades.

Os desvios são estimados em pelo menos R$ 8 milhões. A ação da PF contou com auxílio do Ministério Público Federal, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar e da Comissão de Valores Mobiliário.

Para repercutir o tema, o Com a Palavra convidou o presidente da CPI que investigou irregularidades nos fundos de pensão brasileiros, deputado Efraim Filho, do Democratas da Paraíba.

Segundo o parlamentar, a operação da Polícia Federal reforça tudo o que foi investigado pela CPI: má gestão e gestão fraudulenta. Efraim Filho atribui a má gestão dos fundos de pensão ao aparelhamento das instituições, ao tráfico de influência e ao desvio de finalidade. O deputado defende regras para a nomeação de dirigentes de estatais e fundos de pensão nos três níveis de governo e o fortalecimento das auditorias internas. E, para evitar o prejuízo dos aposentados e pensionados, que estão pagando pela corrupção, Efraim Filho defende o bloqueio dos bens dos envolvidos e o ressarcimento aos fundos.

Confira o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.