Rádio Câmara

Com a Palavra

Agenda Cultural: confira as dicas de Melissa Barbosa desta semana

19/08/2016 - 12h38

  • Agenda Cultural: confira as dicas de Melissa Barbosa desta semana

Cabelos, maquiagem e roupa que a diferenciavam de longe na multidão. Uma gargalhada solta e uma aptidão especial para línguas. Essa era Elke Maravilha, russa criada desde criança no Brasil, que faleceu no último dia 16 de agosto. Elke ficou imortalizada como jurava do Cassino do Chacrinha, mas ao longo da carreira atuou também como modelo, atriz, e professora, tradutora e intérprete de línguas estrangeiras, como Latim. Para a doutora Nise da Silveira, criadora do Museu de Imagens do Inconsciente, Elke Maravilha era uma Sacerdotisa Dionisíaca, e que, com tal, ilumina caminhos e aquece corações.

Os filmes latino-americanos estão mais perto do que a gente imagina. Duas plataformas digitais disponibilizam gratuitamente títulos de países como Colômbia, Equador, México, Uruguai e Argentina. O Retina Latina (retinalatina.org) é uma iniciativa do governo colombiano, com participação da Bolívia, Equador, Peru, México e Uruguai. Outros três países (Cuba, Chile e Argentina) estudam a possibilidade de aderir à plataforma. Por enquanto, o Retina tem 8500 usuários e conta em seu cardápio com 44 longas e 28 curtas. A outra plataforma é a Odeon (Odeon.com.ar), exclusiva de filmes argentinos. São ao todo 600 títulos, incluindo séries, para 370 mil usuários.

Em 62 anos de atividade profissional, Rubem Braga escreveu a impressionante marca de 15 mil textos. Cerca de 300 deles, muitos inéditos em livro, fazem parte da coletânea que a Editora Autêntica lança no país. Batizada de “Rubem Braga- crônicas”, a caixa reúne escritos do autor sobre três temas específicos: política, artes plásticas e música. Cada volume é composto por cerca de 100 crônicas de Rubem Braga, além de posfácios dos organizadores e textos de orelhas de nomes de expressão em cada uma das áreas. Os textos foram selecionados ao longo de 2015 a partir do arquivo do autor, doado em 1997 pela família para a Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincon Macário
Participação Especial – Melissa Barbosa

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.