Rádio Câmara

Salão Verde

Agroecologia

11/07/2016 - 12h00

Nos anos 60 surgiu a chamada Revolução Verde – um pacote tecnológico na agricultura que inclui a modificação de sementes em laboratório e a utilização de agrotóxicos, fertilizantes e máquinas para aumentar o volume de produção. O problema com a Revolução Verde é que grandes extensões de terra são usadas para plantar uma só variedade – as monoculturas. Hoje em dia, esse modelo de produção de alimentos é conhecido como a agricultura convencional.

A agroecologia surgiu como alternativa para enfrentar os problemas gerados pelas monoculturas, que alteram as condições ambientais e são responsáveis pela diminuição da biodiversidade dos sistemas naturais. Assim, a agroecologia pode ser definida como a aplicação dos princípios ecológicos para o desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis.

O Salão Verde discute como anda o mercado de alimentos orgânicos no Brasil. Os convidados são o coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, e o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), presidente da Frente Parlamentar da Agroecologia.

Para participar do programa, entre em contato pelo Disque Câmara, 0800 619 619, ou pelo e-mail radio@camara.leg.br

Apresentação – Cynthia Sims

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.