Rádio Câmara

Feijoada Completa

Lei Brasileira de Inclusão completa um ano

09/07/2016 - 09h00

  • Lei Brasileira de Inclusão completa um ano (bloco 1)

  • Arte Em Cena: teatro para bebês (bloco 2)

  • Projetos, iniciativas e ações que beneficiam as pessoas com deficiência (bloco 3)

  • Caldo Cultural: papo com integrantes da banda de reggae Zaktar (bloco 4)

O programa Feijoada Completa chega à edição de número 200. E para celebrar a data, nesta edição, um programa especial.

No dia 6 de julho a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) completou um ano. A proposta trouxe avanços para a inclusão de pessoas com deficiência no sistema de ensino e apresentou à sociedade um novo conceito de pessoa com deficiência, levando em consideração não só o fator físico, mas também o meio em que a pessoa vive.

Entre as novidades da lei, está a proibição de cobrança, pelas escolas, de serviços de apoio para alunos com necessidades especiais. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a adaptação das instalações físicas e dos projetos pedagógicos, além de melhorias nas condições de acessibilidade nas cidades, com calçadas mais adequadas e transporte público capaz de atender a todas as pessoas, com deficiência ou não.

Esse é o tema principal do programa Feijoada Completa desta semana. Os entrevistados desta edição são a deputada Mara Gabrili (PSDB-SP), relatora do projeto da LBI na Câmara, e Emanuelle Garrido Alkmin, secretária municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Campinas.

Também nesta edição, são debatidos projetos, iniciativas e ações que beneficiam as pessoas com deficiência, como o Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados, que facilita o acesso de parlamentares, sevidores e visitantes com algum tipo de limitação física; e o projeto de áudio-descrição que leva aos torcedores cegos um pouco da magia do futebol.

E, como sempre, a feijoada conta com o tempero especial dos colunistas. Nesta semana, tem a estreia de um novo colaborador: o jornalista André Amaro, que fala sobre teatro e artes plásticas. No destaque musical, a música que transpõe barreiras e derruba preconceitos: banda Zaktar.

Participe! Envie críticas e sugestões pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br

Apresentação: Edson Junior e Carol Christão

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h30

MAIS CONTEÚDO SOBRE