Rádio Câmara

Com a Palavra

Sonegômetro é reinstalado em Brasília; presidente do Sinprofaz repercute o tema

06/07/2016 - 12h48

  • Sonegômetro é reinstalado em Brasília; presidente do Sinprofaz repercute o tema

Nesta quarta-feira, o painel eletrônico com os números da sonegação fiscal no país, volta a ser instalado em Brasília. O painel, conhecido como Sonegômetro, foi criado pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), em 2013. O objetivo é chamar a atenção da população para o que o Brasil deixa de arrecadar em impostos. No ano passado, a quantidade de impostos sonegados pode ter chegado a quase R$ 500 bilhões, e nos primeiros seis meses deste ano, já acumulou R$ 276 bilhões.

O Sonegômetro foi inspirado no modelo do "Impostômetro", criado pela Associação Comercial de São Paulo, para apontar o quanto pagamos de imposto. Ao lado do painel eletrônico, vai ser colocada uma máquina de lavar gigante para fazer uma alusão ao crime de lavagem de dinheiro.

Para repercutir essa iniciativa, o Com a Palavra convidou o presidente do Sinprofaz, Achilles Frias. Para combater a sonegação fiscal, o Sinprofaz sugere o fortalecimento da Procuradoria da Fazenda Nacional, com carreira de apoio e autonomia aos procuradores para evitar a politização do órgão. Segundo Achiles Frias, a sonegação fiscal está diretamente ligada à corrupção que desvia dinheiro público para o caixa dois das campanhas políticas.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.