Rádio Câmara

Com a Palavra

CFM: mulheres só poderão realizar cesarianas após 39ª semana de gravidez

23/06/2016 - 11h58

  • CFM: mulheres só poderão realizar cesarianas após 39ª semana de gravidez

Por decisão do Conselho Federal de Medicina, anunciada nesta semana, as mulheres somente vão poder agendar cesárea a partir da 39ª semana de gravidez, caso não haja situação de risco para a mãe ou para o bebê. A regra deve ser seguida nos hospitais públicos e privados.

Na Câmara, projeto do deputado Jean Wyllys, do Psol do Rio de Janeiro, obriga que o número de cesariana não poderá ultrapassar 15% dos partos, percentual recomendado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS.

Para repercutir a decisão do Conselho Federal de Medicina, esteve Com a Palavra a deputada Carmen Zanotto, do PPS de Santa Catarina. A parlamentar é enfermeira de formação e foi diretora do Hospital Geral E Maternidade Tereza Ramos, em Lages, Santa Catarina. A parlamentar considerou positiva a resolução do Conselho Federal de Medicina, mas, segundo ela, isso não basta. É preciso, ainda, conscientizar às mães sobre os benefícios do parto normal e melhorar o atendimento às gestantes na rede pública de saúde. A deputada Carmen Zanotto lembrou que as cesáreas já correspondem a 55,6% dos partos do país.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE