Rádio Câmara

Com a Palavra

Benito Gama rememora impeachment de Collor e analisa processo contra Dilma Rousseff

31/03/2016 - 12h21

  • Benito Gama rememora impeachment de Collor e analisa processo contra Dilma Rousseff

Enquanto o Brasil acompanha o segundo processo de impeachment de um presidente da República, os livros de história trazem o impedimento do presidente mais jovem do país, eleito pelo voto direto, depois da Ditadura Militar.

Eleito pelo minúsculo PRN, Fernando Collor sucumbiu ao impeachment depois de denúncias de irregularidades. Em maio de 1992, Pedro Collor de Mello, irmão do presidente, revelou o esquema de corrupção que envolvia o ex-tesoureiro da campanha Paulo César Farias, o PC Farias.

No mês seguinte, foi instalada uma CPI para apurar a responsabilidade de Collor. Começava aí uma série de fatos, como o surgimento de Eriberto França, motorista da secretária de Collor, que revelou que ele mesmo pagava as contas pessoais do presidente com dinheiro de uma conta fantasma mantida por PC Farias.

Em setembro, foi aberto o processo de impeachment, na Câmara. E quem viveu todo esse processo foi o então presidente da CPI do PC, o hoje também deputado, Benito Gama, do PTB da Bahia, que esteve Com a Palavra nesta quinta-feira para discutir o tema. Confira a entrevista completa.

Apresentação – Mariana Monteiro e Márcio Salema

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.