Rádio Câmara

Com a Palavra

Projeto anula decisão do STF que autoriza prisão de condenados após decisão de 2ª instância

14/03/2016 - 12h23

  • Projeto anula decisão do STF que autoriza prisão de condenados após decisão de 2ª instância

Recente decisão do Supremo Tribunal Federal que autorizou o Judiciário a determinar a prisão de condenados após decisão de segunda instância, ou seja, mesmo antes de se esgotarem todos os recursos da defesa, gerou repúdio da comunidade jurídica e provocou divergência entre os parlamentares.

Desde 2009, o STF permitia o cumprimento da pena de prisão apenas quando todas as chances de recurso já haviam se esgotado (o chamado trânsito em julgado, ou seja, quando não cabiam mais recursos dos réus, o que podia levar o processo até o Superior Tribunal de Justiça e ao STF até que os acusados fossem presos).

O deputado Wadih Damous, do PT do Rio de Janeiro, apresentou proposta de lei para derrubar essa decisão do STF. A proposta do parlamentar poderá tramitar em regime de urgência. Ela já tem assinaturas suficientes de líderes partidários para que o Plenário da Câmara aprove a tramitação de urgência. Se aprovada a urgência, a proposta vai diretamente a voto em Plenário, sem passar por comissões.

Para conversar sobre esse assunto, o deputado Wadih Damous esteve Com a Palavra. Confira o áudio completo da entrevista.

Apresentação – Mariana Monteiro e Márcio Salema

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.