Rádio Câmara

Feijoada Completa

Emenda permite troca de partidos por 30 dias

20/02/2016 - 09h00

  • Emenda permite troca de partidos por 30 dias (bloco 1)

  • Por dentro do Plenário: muita obstrução no plenário desta semana (bloco 2)

  • Entenda o que é Síndrome de Guillain-Barré (bloco 3)

  • Caldo Cultural: bate-papo com cantor e violeiro Carlinhos Veiga (bloco 4)

O Congresso Nacional promulgou na quinta-feira (18), em sessão conjunta, a emenda constitucional que abre "janela" para que políticos troquem de partido sem perder o mandato. Pelo texto, os detentores de mandatos eletivos poderão deixar os partidos pelos quais foram eleitos nos 30 dias seguintes à promulgação da emenda. O que muda a partir desse dispositivo e quais as consequências políticas dessas mudanças? Esse é o tema principal do programa Feijoada Completa desta semana.

Os convidados são o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) e Wagner Iglesias, doutor em sociologia e professor da Universidade de São Paulo (USP).

Esta edição aborda também os efeitos e danos do rebite, ou seja, substâncias que fazem as pessoas ficarem acordadas por mais tempo. Estudos mostram que, entre motoristas que viajam à noite, o consumo é considerável.

E ainda tem uma entrevista especial sobre a síndrome de Guillain-Barré, que provoca desde fraqueza muscular até a paralisia severa de vários membros do corpo, inclusive do sistema respiratório. Dados indicam um aumento dos casos da doença relacionado à contaminação pelo vírus zika.

E, como sempre, a feijoada tem o tempero especial dos colunistas. Nesta semana, você ouve comentários sobre cinema, finanças pessoais e viagens. No destaque musical, a presença do cantor, compositor e violeiro brasiliense Carlinhos Veiga, que apresenta novo trabalho no projeto Prata da Casa, promovido pelo Clube do Choro.

Você pode colaborar com o programa. Envie críticas e sugestões pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br.

Apresentação - Edson Junior

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h30

MAIS CONTEÚDO SOBRE