Com a Palavra
Direito de todos ao saneamento básico é foco da Campanha da Fraternidade 2016
12/02/2016 - 12h09
-
Direito de todos ao saneamento básico é foco da Campanha da Fraternidade 2016
O direito de todos ao saneamento básico é o foco da Campanha da Fraternidade de 2016. Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, mostram que mais de 100 milhões de brasileiros, ou seja, mais da metade da população do país ainda não possui acesso à coleta e tratamento de esgoto. As informações mostram, também, que 35 milhões de pessoas ainda não recebem água tratada em casa e cerca de seis milhões de brasileiros não têm acesso a banheiros.
Esses dados alarmantes foram um dos fatores que motivaram a escolha do tema da nova campanha da fraternidade lançada, nesta quarta-feira, pela Conferência Nacional dos Bispos.
No ano passado, a Câmara se debruçou durante oito meses sobre a questão da universalização dos serviços de saneamento básico e do uso racional da água no Brasil. E foi com o presidente da subcomissão especial criada para analisar o tema, deputado João Paulo Papa, do PSDB de São Paulo, que o Com a Palavra repercutiu nesta sexta-feira (12) a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 e os desdobramentos do trabalho do colegiado.
Confira o áudio completo da entrevista.
Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário