Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputados repercutem mensagem presidencial lida em reabertura dos trabalhos legislativos

03/02/2016 - 11h47

  • Deputados repercutem mensagem presidencial lida em reabertura dos trabalhos legislativos (bloco 1)

  • Deputados repercutem mensagem presidencial lida em reabertura dos trabalhos legislativos (bloco 2)

Diante da crise política e a retomada da discussão em torno do impeachment, a presidente Dilma Rousseff veio, pessoalmente, na sessão de abertura dos trabalhos do legislativo de 2016, e leu a mensagem do Executivo. A última vez que ela participou dessa cerimônia foi quando assumiu a Presidência da República.

Num discurso de 40 minutos, a chefe do Executivo defendeu, entre outros pontos, a reforma nas atuais regras da Previdência Social, para manter a sustentabilidade do setor; e a recriação da extinta CPMF, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira.

Para repercutir a mensagem presidencial, o Com a Palavra entrevistou os deputados Antonio Imbassahy, do PSDB da Bahia e líder do partido na Câmara; e Paulo Teixeira, do PT de São Paulo e vice-líder do governo.

Para o deputado Antonio Imbassahi (bloco 1), a vinda da presidente Dilma ao Congresso foi um gesto positivo, mas sem efeito prático, uma vez que a presidente perdeu credibilidade. Entre as propostas apresentadas pela presidente como prioritárias para o governo, o deputado afirmou que o PSDB não aceita mais tributos e que a CPMF será rejeitada pelo partido.

Já o deputado Paulo Teixeira (bloco 2) avaliou como "muito boa" a presença da presidente, num sinal de diálogo com o Congresso, e que isso poderá facilitar a aprovação das propostas do Executivo, como a da reforma da Previdência, que deverá ser enviada ao Congresso.

Confira a íntegra das entrevistas, em dois blocos.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.