Rádio Câmara

Papo de Futuro

Dicas de redação na internet (interprograma)

26/01/2016 - 10h58

  • Dicas de redação na internet (interprograma)

Olá! A internet é generosa. Existem inúmeras cartilhas, apostilas ou guias sobre como escrever uma boa redação disponíveis na rede mundial de computadores. Por que pagar por um curso? Pagar parece ser um verbo sem sentido nessa feira livre em que a internet se tornou. Mas o que vale é a prática. É a coceira nos dedos de quem dedilha as teclas do computador como se fosse o botão do controle remoto da TV.

Aqui seguem sugestões para nortear a construção de um bom texto de redação. A boa arquitetura vem da base, mas são os anos de construção que fazem a solidez do edifício. Seguem as dicas. A prática, no entanto, é outra coisa:

1 - Comece pelo começo. Um grande começo!
2 - Seja natural. Viva o coloquial!
3 - Use frases curtas. Elegantes!
4 - Seja positivo. Afirmativo!
5 - Seja ativo! Passividade, nem na Língua Portuguesa!
6 - Palavras curtas. Use criatividade nas ideias, não apenas nas palavras!

É isso por hoje! Já praticou?

Sites, dicas, listas de como fazer, ajudam. Mas nada substitui a prática para uma boa redação de concurso. E está tudo na nossa grande e didática internet.

Eu sou a Beth Veloso e esse é o Papo de Futuro. Dúvidas, críticas ou sugestões, escreva para nós: papodefuturo@camara.leg.br

Coluna semanal sobre as novas tendências e desafios na comunicação no Brasil e no mundo, da telefonia até a internet, e como isso pode mudar a sua vida.

Terça-feira, às 8h