Rádio Câmara

Papo de Futuro

Smartphone, todo mundo um dia vai ter o seu (interprograma)

14/01/2016 - 11h50

  • Smartphone, todo mundo um dia vai ter o seu (interprograma)

O volume de informações só aumenta, mas, em compensação, o principal divertimento do brasileiro agora está cada vez melhor. A televisão vem perdendo espaço, e muito rapidamente, na preferência nacional. Será que as telenovelas vão deixar de ser as queridinhas do Brasil, desbancadas pelo Facebook? Sim, eu estou falando da internet. Agora todo mundo quer ser uma Regina Duarte, com seu momento de fama, posando de turista na 5ª Avenida, em Nova Iorque. Isso é o Facebook.

A Globo que se cuide. Seu principal rival não é mais a Record, mas a Apple e seu IPhone, além dos Galaxies, Nokias, HPs e tantos outros. Esses sim, os telefones inteligentes, se tornaram o verdadeiro sonho de consumo da atualidade. A escala é planetária. Pode ter certeza, um dia, você também vai ter o seu.

O mundo está ficando mais homogêneo, e a informação vai sendo levada dentro do bolso: o joguinho, o e-mail, o chat na rede social, o vídeo do YouTube. O smartphone é a verdadeira revolução informacional. Deveria ser tratado pelo governo com a mesma prioridade de um “Bolsa Família”. Só que tem um problema: o acesso no Brasil ainda é caro, a rede de dados da telefonia celular ainda é pequena e é preciso baixar os impostos sobre telecomunicações. É preciso abrir as portas da pirâmide dos incluídos, e não apenas digitais. Fosse eu um candidato, faria logo um slogan: “Smartphone, todo mundo um dia vai ter o seu!”.

Esse é o Papo de Futuro e eu sou a Beth Veloso. Dúvidas e sugestões sobre tecnologia no mundo de hoje, escreva para beth.veloso1@gmail.com

Coluna semanal sobre as novas tendências e desafios na comunicação no Brasil e no mundo, da telefonia até a internet, e como isso pode mudar a sua vida.

Terça-feira, às 8h