Rádio Câmara

Com a Palavra

Especialista avalia cenário político atual e discute perspectivas para 2016

21/12/2015 - 10h46

  • Especialista avalia cenário político atual e discute perspectivas para 2016

2015, o ano que não vai terminar. Há dez dias do fim de 2015, as questões políticas e econômicas vão ditar 2016. A economia tem novo chefe, as contas não fecham e a recessão não dá trégua.

Na política, o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a repercussão das operações da Polícia Federal, como a Lava Jato e a Zelotes, prometem esquentar o caldeirão da Praça dos Três Poderes.

Para comentar as perspectivas para 2016, esteve Com a Palavra o doutor em Direito Constitucional Erick Pereira.

Ao repercutir a decisão do Supremo Tribunal Federal que definiu o rito do processo de impeachment, ele afirmou que o STF acertou ao definir que a votação da comissão especial sobre o tema deve ser aberta e a partir de chapa indicada por líderes partidários, contrariando entendimento inicialmente firmado pelo presidente da Câmara, de candidaturas avulsas. Erick Pereira também concorda com a decisão da oposição de apresentar projeto de resolução para modificar o Regimento Interno da Câmara e permitir chapa alternativa para a eleição do colegiado. Segundo o professor, essa é a única alternativa para acabar com o impasse dessa lacuna no regimento apontada pelo ministro do STF, Gilmar Mendes. Segundo o especialista, a solução para isso é um projeto de resolução que permita candidatura avulsa.

Confira a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE