Rádio Câmara

Com a Palavra

Casos de microcefalia aumentam no Brasil; comissão geral debate o tema

16/12/2015 - 10h58

  • Casos de microcefalia aumentam no Brasil; comissão geral debate o tema

De acordo com o novo protocolo de atendimento às grávidas de bebês com microcefalia do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira, de janeiro até 12 de dezembro, foram registradas 2.401 notificações de má formação cerebral em recém- nascidos e vinte e seis mortes. Há uma semana, no último balanço do governo, esse número era de 1.761 casos.

O protocolo mostra, também, que a microcefalia já está presente em 19 estados e no Distrito Federal e que foram confirmados 134 casos como tendo ligação com o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Para debater o crescimento dos casos de microcefalia, que tem se espalhado pelo país, o Plenário da Câmara vai se reunir em comissão geral nesta quarta-feira. E para repercutir a iniciativa, o Com a Palavra recebeu o autor do requerimento para realização do debate, o médico e o deputado Mandetta, do Democratas do Mato Grosso do Sul. Confira a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.