Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado propõe alternativa para o financiamento da saúde

01/12/2015 - 11h37

  • Deputado propõe alternativa para o financiamento da saúde

A Comissão de Seguridade Social da Câmara realiza hoje um fórum internacional para discutir os sistemas de saúde comparados. A maioria dos países europeus, assim como o Brasil, adota o sistema universal de saúde.

O SUS, modelo brasileiro inspirado no sistema britânico, foi criado na Constituição de 1988 e regulamentado pelas leis orgânicas da saúde.

Com o SUS, a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, financiada com recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Para falar sobre o evento o Com a Palavra convidou o deputado Odorico Monteiro, do PT do Ceará, autor do requerimento para realização do debate.

Segundo o deputado, o maior problema do SUS é a falta de recursos. Para resolver a questão do financiamento para o setor, o parlamentar propõe um mecanismo de distribuição regional dos recursos e da gestão da saúde.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE