Rádio Câmara

Com a Palavra

Pílula do câncer: deputado quer agilizar testes clínicos para que fosfoetanolamina seja reconhecida como remédio

24/11/2015 - 08h23

  • Pílula do câncer: deputado quer agilizar testes clínicos para que fosfoetanolamina seja reconhecida como remédio

A Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira mais uma comissão geral. Desta vez, o assunto que vai ser debatido no Plenário da Casa é o uso da fosfoetanolamina, a pílula do câncer, no combate da doença, que mata cerca de oito milhões de pessoas no mundo. No Brasil, o Instituto do Câncer (Inca) estima que, em 2015, sejam registrados 580 mil novos casos.

A pílula do câncer foi desenvolvida no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos por um grupo de pesquisadores, mas nunca passou pelos testes clínicos necessários para ser reconhecida como remédio.

Para falar sobre o tema, que tem provocado muita polêmica no país, o Com a Palavra entrevistou o autor do requerimento para realização da comissão geral, deputado Arthur Oliveira Maia, do Solidariedade da Bahia. Para o deputado, o uso da substância sem testes pode colocar em risco a saúde dos pacientes, mas é preciso acelerar os testes clínicos necessários para que a substância seja reconhecida como remédio.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE