Rádio Câmara

Com a Palavra

Comissão vai discutir o direito de acesso a medicamentos de alto custo

27/10/2015 - 10h15

  • Comissão vai discutir o direito de acesso a medicamentos de alto custo

Se já é duro enfrentar uma grave doença, imagine se o paciente precisar de medicamentos de alto custo e não tiver acesso a eles? Muitos desses remédios chegam a quinze mil reais por mês.

Esse é o drama de tantos brasileiros que dependem das farmácias de alto custo do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Nesta terça, a Comissão de Seguridade Social e Família vai debater o direito de acesso a medicamento de alto custo. Para as discussões foram convidados, o subprocurador-geral da república, Humberto Jacques de Medeiros; o diretor do departamento de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior, e a conselheira do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Lorena Baía.

O Com a Palavra convidou um dos autores do requerimento para realização da audiência pública, deputado Assis Carvalho, do PT do Piauí para dar maiores informações sobre as propostas que serão discutidas.

O parlamentar quer debater com representantes de varias áreas, alternativas para melhorar a aquisição e a distribuição dos medicamentos de alto custo sem comprometer a saúde e a vida daqueles que dependem do remédio. Ele afirmou que um dos principais desafios é resistir à burocracia hoje existente para a compra de remédios pelo SUS.

Uma das propostas do deputado Assis Carvalho, é possibilitar parcerias com outras entidades, públicas ou particulares, para evitar o desabastecimento na rede pública. Confira a íntegra da entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Marcio Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.