Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputados Jorge Solla e Antônio Imbassahy repercutem relatório final da CPI

21/10/2015 - 11h41

  • Deputados Jorge Solla e Antônio Imbassahy repercutem relatório final da CPI (bloco 1)

  • Deputados Jorge Solla e Antônio Imbassahy repercutem relatório final da CPI (bloco 2)

O relatório final da CPI da Petrobras, apresentado segunda (19), afirma que a estatal foi vítima de um cartel de empreiteiras e faz críticas à operação lava jato. Deputados de vários partidos criticaram o relatório e disseram que vão apresentar um relatório paralelo.

A votação do relatório está prevista para ocorrer nesta quarta à noite ou quinta de manhã, com a quantidade e a relação das pessoas a serem indiciadas. O prazo para o encerramento da CPI é sexta (23).

Os deputados Jorge Solla, do PT da Bahia, e Antônio Imbassahy, do PSDB baiano, repercutiram Com a Palavra o relatório final do deputado Luiz Sérgio. Os dois parlamentares criticaram o resultado final do relatório por ter isentado de responsabilidade no esquema de corrupção da Petrobras vários envolvidos, inclusive deputados.

Eles também concordaram que houve proteção aos principais nomes de pessoas citadas principalmente na direção da Petrobras, durante os desvios de recursos públicos.

Os dois parlamentares sugeriram medidas para evitar que novos casos de corrupção ocorram no futuro, como aperfeiçoar a legislação vigente com uma lei de governança que permita mais controle das estatais e feche os canais de corrupção na administração pública. Uma lei que facilite o acordo de leniência e a revisão da lei penal para evitar infindáveis apelações em que o réu fica eternamente em liberdade.

O deputado Jorge Solla propôs ainda o fim do financiamento privado de campanhas eleitorais que, segundo ele, é um canal de corrupção. Confira a entrevista completa.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Marcio Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE