Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: investimentos em fontes renováveis de energia cresceram em todo mundo

19/10/2015 - 13h33

  • Salão Verde: investimentos em fontes renováveis de energia cresceram em todo mundo

 O Brasil investiu sete bilhões e seiscentos milhões de dólares em energia renovável, no ano passado, o equivalente a quase vinte e nove bilhões de reais.

De acordo com relatório do PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os investimentos em fontes renováveis de energia, em todo mundo, cresceram dezessete por cento em relação a 2013, e atingiram um marco de 270 bilhões de dólares, cerca de um trilhão de reais. 

Segundo o Ranking Mundial de Energia e Socioeconômica, o Brasil tem a quarta maior produção de energia renovável do mundo e a quarta maior participação de fontes renováveis em sua matriz energética e segue essa tendência mundial. No ano passado, os investimentos alcançaram quase 29 bilhões de reais. 

Pesquisas internacionais estimam que até 2040, o Brasil vai atrair 300 bilhões de dólares em investimentos para geração de energia elétrica, sendo que 70% vão ser aplicados em projetos para geração de energias solar e eólica.

Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte têm mais de vinte empreendimentos prontos para produzir energia, mas ela não é distribuída por falta de linhas de transmissão. A Associação Brasileira de Energia Eólica calcula que seria uma produção suficiente para abastecer, por mês, cerca de três milhões e trezentas mil pessoas, mais do que a população de Salvador. 

O Coordenador da Frente Parlamentar Mista de Energia Renovável, deputado Beto Rosado, do PP do Rio Grande do Norte, descreveu o atual cenário do setor em entrevista ao Com a Palavra.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Marcio Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.