Rádio Câmara

Câmara Ligada

Cidades sustentáveis

09/10/2015 - 17h00

  • Cidades sustentáveis (bloco 1)

  • Cidades sustentáveis (bloco 2)

  • Cidades sustentáveis (bloco 3)

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Cidades sustentáveis

Como conciliar desenvolvimento e preservação do meio ambiente?

O desenvolvimento urbano sustentável é a meta de todas as cidades no mundo. No Brasil, as últimas décadas foram de altas taxas de crescimento populacional, além do processo de urbanização acelerada. Hoje, 86,53% da população brasileira é urbana. Neste cenário, torna-se cada vez mais urgente a adoção de práticas eficientes voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população nas cidades, pensando no desenvolvimento econômico sem deixar de lado a preservação do meio ambiente.

Atração musical:

Ana Cañas lançou o seu primeiro disco em 2007, “Amor e Caos”. Dois anos depois, a cantora e compositora paulistana lançou “Hein?”, disco produzido por Liminha. Em 2012, Ana Cañas lançou o terceiro disco de inéditas, “Volta”. Em 2013, veio o primeiro DVD, “Coração Inevitável”, registrando o show que contou com a direção e iluminação de Ney Matogrosso. Em 2015, Ana Cañas está lançando seu quarto disco, “Tô na Vida”, um disco de rock e baladas. É o primeiro trabalho totalmente autoral da carreira da cantora, que traz parcerias com Arnaldo Antunes, Dadi, Pedro Luís e Lúcio Maia, que também assina a produção musical.

Convidados:

Deputado Cleber Verde (PRB-MA), Secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados.

Prof. Izabel Zaneti é pós-doutora pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, CDS / UnB. Tem ampla experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos temas de educação ambiental, alimentação sustentável, educação e saúde coletiva, sustentabilidade, gestão ambiental e resíduos sólidos.

Cláudio Jacintho, CJ, é permacultor desde 1999, bioconstrutor deste 2002, gosta de dizer que a Permacultura o tirou das formas que os títulos de Mestre em sustentabilidade e engenheiro florestal pela UnB, lhe impuseram. É idealizador, sócio fundador e gestor do Ipoema – Instituto de Permacultura.

O blogueiro desta edição será André Dutra, bacharel em Relações Internacionais e Especialista em Gestão Pública. André também faz parte do Conselho Jovem do Câmara Ligada.

Plateia:

CED 02 de Sobradinho; CED 14 de Ceilândia e CEDLAN.

Apresentação - Vera Morgado
Direção - Chiaro Trindade
Produção - Carol Barboza

Você acha que a qualidade de vida nas cidades depende de ações de sustentabilidade? Programa debate como conciliar desenvolvimento e preservação do meio ambiente