Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: o transporte solidário no Brasil

21/09/2015 - 11h25

  • Salão Verde: o transporte solidário no Brasil

O brasileiro perde um mês, por ano, no trânsito, segundo a pesquisa “Mobilidade Urbana”, da Rede Nossa São Paulo. O tempo médio diário por pessoa é de uma hora nas grandes cidades. Tudo por conta do grande número de veículos e das péssimas condições de tráfego nas vias brasileiras.

Para enfrentar os engarrafamentos, uma boa alternativa é a chamada carona solidária, ou seja, quando duas ou mais pessoas que percorrem trajetos iguais ou parecidos usam o mesmo veículo.

Nesta quarta-feira, a Comissão de Meio Ambiente vai promover uma audiência pública com o tema "Conceitos e preconceitos da carona legal – transporte solidário no Brasil”.

Um dos convidados para os debates é o coordenador de Arquitetura e Construção Sustentável do Programa Eco Câmara, Fabiano Sobreira, que é analista legislativo e doutor em desenvolvimento urbano e pós-doutor em arquitetura e sustentabilidade.

Em entrevista ao Com a Palavra, ele falou sobre o impacto que a carona solidária traz para a mobilidade urbana e o meio ambiente e afirmou que é necessário uma cultura de colaboração para que programas como o “Carona Solidária”, da Câmara dos Deputados, sejam mais disseminados. Fabiano Sobreira também fez um apelo para que todos usem a bicicleta amanhã, 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.