Rádio Câmara

Participação Popular

Quem quer ser professor?

18/09/2015 - 18h00

Professor - escola

Estudo recente do Ministério da Educação (MEC) mostra que, até 2021, a quantidade de professores em condições de se aposentar chegará a 40% dos docentes do ensino médio.

Professores de matemática, química e até mesmo educação física estão entre os que devem “pendurar as chuteiras”.

Por outro lado, ainda de acordo com o MEC, o número de formandos nos cursos de licenciatura - ínfimo se comparado ao número de professores sem formação - diminuiu 16% num espaço de dois anos e não há garantias de que irão atuar nas escolas.

As maiores reclamações são os salários e a alta carga de estresse.

Afinal, o que precisa ser feito para evitar a falta de professores de ensino médio nos próximos anos? Esse é o tema do Participação Popular desta semana.

Os convidados são o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Pereira Farias; e a diretora executiva do Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação, Rosilene Correa Lima.

O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), autor da PEC 20/2015, que institui o Magistério Público Nacional, participa do programa por telefone.

E a equipe do Participação Popular registra a opinião do público no Centro de Ensino Médio nº 1, localizado no Paranoá, em Brasília.

Apresentação - Fabricio Rocha

Programa de debates ao vivo com a participação de deputados e da população. A cada semana, um tema diferente em pauta.

MAIS CONTEÚDO SOBRE