Rádio Câmara

Participação Popular

O Brasil e as bicicletas

28/08/2015 - 18h00

André Tambucci/Fotos Públicas
Bicicletas ciclistas - Participação Popular

O Brasil está entre os maiores produtores de bicicletas do mundo. Mais do que veículo de lazer, a bicicleta vai aos poucos se tornando uma opção saudável de transporte e já disputa espaço entre carros, ônibus e caminhões.

Para atender essa nova demanda, os governos municipais e as comunidades começam a se mobilizar pela construção de ciclovias. E com elas, surgem novos desafios, como, por exemplo, o aumento do número de acidentes envolvendo ciclistas e os conflitos com motoristas.

Qual o papel do setor público diante do crescimento do uso das bicicletas nas cidades? Como fica a mobilidade urbana? Como fazer para que carros e bicicletas sejam tratados, igualmente, no trânsito dos centros urbanos? Esse é o tema do Participação Popular desta semana.

Os convidados são o secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes; e o presidente da organização Brasília Amiga da Bike, Márcio Padilha.

O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Defesa, Apoio e Fortalecimento da Bicicleta, concede entervista direto do Parque da Cidade, localizado na área central de Brasília. Além do parlamentar, a esposa do ciclista Saturnino Aguiar Junior, atropelado em 5 de junho, Eliane Aguiar; e os ciclistas Francisco Leonardo Morais e João Márcio Gama Filho participam do programa.

Apresentação - Fabricio Rocha

Programa de debates ao vivo com a participação de deputados e da população. A cada semana, um tema diferente em pauta.

MAIS CONTEÚDO SOBRE