Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: espécies exóticas invasoras ameaçam biodiversidade brasileira

24/08/2015 - 12h16

  • Salão Verde: espécies exóticas invasoras ameaçam biodiversidade brasileira

Uma ameaça paira sobre a biodiversidade do Brasil: são as chamadas “espécies exóticas invasoras”. Exóticas porque se encontram fora de sua área de distribuição natural. Invasora porque é uma ameaça às espécies nativas, bem como à vida humana e ecossistemas.

Essas espécies chegam à costa brasileira por meio de navios, que usam, em tanques, a água do mar para garantir a estabilidade das embarcações. São as chamadas águas de lastro. Com elas, vêm espécies marinhas de outros biomas, que competem por alimento com as espécies daqui e até mesmo se alimentam delas.

A Comissão de Meio Ambiente tem se preocupado com o problema e promoveu audiência pública com especialistas e autoridades da área de meio ambiente. O autor do requerimento para realização do debate foi o deputado Weverton Rocha, do PDT do Maranhão, que repercutiu o tema em entrevista ao Com a Palavra. Confira!

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.