Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: morte de abelhas pode levar à escassez de determinados alimentos

03/08/2015 - 11h43

  • Salão Verde: morte de abelhas pode levar à escassez de determinados alimentos

Você sabe que deve às abelhas por boa parte do alimento que consome? Esses pequenos seres são responsáveis pela cultura de produtos como maças, pepinos e maracujás. Mas as abelhas não estão se adaptando bem às mudanças climáticas.

Ao invés de migrarem para o norte para buscarem temperaturas mais amenas, elas estão morrendo. A constatação foi publicada na revista Science, no primeiro estudo que explica a responsabilidade da mudança no clima no declínio das populações de abelhas em todo o mundo, chamado de Síndrome do Colapso das Abelhas.

Até agora, o principal suspeito da diminuição da população de abelhas era a utilização de pesticidas, doenças e parasitas.

O debate sobre o problema chegou à Câmara. Requerimento do deputado João Daniel, do PT de Sergipe, foi aprovado para realização de audiência pública sobre o tema na Comissão de Agricultura. Em entrevista ao Com a Palavra, o parlamentar destaca a importância do assunto e apresenta detalhes da situação, que pode fazer com que algumas plantas, frutos e legumes se tornem mais escassos e caros, devido à redução da polinização em todo o mundo.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Sérgio Duarte

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.