Rádio Câmara

Com a Palavra

Dúvida Legal: o que é e como funciona o parlamentarismo?

06/07/2015 - 11h24

  • Dúvida Legal: o que é e como funciona o parlamentarismo?

O parlamentarismo poderá entrar na pauta da Câmara. O presidente da Casa, Eduardo Cunha, sinalizou que um novo sistema de governo poderá ser objeto de uma proposta de emenda à Constituição que traria de volta o parlamentarismo para o Brasil.

O país viveu duas experiências parlamentaristas – no Brasil imperial e em 1961, uma semana depois da renúncia de Jânio Quadros. Mais recentemente foi realizado, em 1993, um plebiscito para a escolha do nosso regime – se república ou monarquia – e forma de governo – se presidencialismo ou parlamentarismo. A população optou por manter o presidencialismo.

Para entender a proposta de trazer o parlamentarismo de volta, o Com a Palavra convidou o sociólogo, cientista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Paulo Baía, para explicar como funciona esse modo de governar. Confira a entrevista completa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e José Carlos Oliveira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE