Rádio Câmara

Com a Palavra

Momento O Eco: Brasil está queimando mais em 2015, revela Inpe

06/07/2015 - 10h14

  • Momento O Eco: Brasil está queimando mais em 2015, revela Inpe

O Brasil está queimando mais em 2015. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no primeiro semestre, o número de focos de queimada e incêndios florestais dentro de áreas protegidas mais do que dobrou em relação ao mesmo período de 2014.

Este ano já ocorreram mais de dez mil focos de incêndio em áreas protegidas federais e estaduais. Uma das razões é o fenômeno El Niño, apelido do aquecimento das águas do Pacífico. Ele muda os padrões de vento e afeta os regimes de chuva em regiões tropicais, causando uma temporada de seca mais quente do que o normal.

Neste primeiro semestre, o bioma com maior número de focos de incêndio em áreas protegidas foi o Cerrado, com 4,4 mil focos; seguido pela Mata Atlântica, com 2,6 mil. Nos estados, Tocantins, Maranhão e Bahia foram os campeões.

A Área de Proteção Ambiental Leandro foi a região protegida com mais queimadas. Ela fica situada na parte oeste do estado do Tocantins e faz divisa com o Parque Nacional do Araguaia. Ela é a maior área protegida do Tocantins, com 1,7 milhão de hectares, equivalente a 1,7 milhão de campos de futebol.

Um relatório de monitoramento dos focos de calor no interior da Área de Proteção Leandro apontou medidas essenciais que poderiam contribuir para uma diminuição dos focos de incêndio. Recomendou coisas óbvias, como, por exemplo, a elaboração de planos de manejo do fogo e a criação de brigadas civis de combate a incêndios nos municípios que integram esta área protegida.

Apresentação – Eduardo Pergurier

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.