Rádio Câmara

Com a Palavra

Câmara instala hoje comissão especial sobre os fundos de pensão

01/07/2015 - 11h37

  • Câmara instala hoje comissão especial sobre os fundos de pensão

A Câmara dos Deputados instala nesta quarta-feira a comissão especial que vai analisar e apresentar propostas com relação à fiscalização das entidades de previdência complementar, os chamados fundos de pensão.

Hoje, o país tem 369 fundos de pensão que administram um patrimônio de R$ 460 bilhões, valor correspondente a 18% do Produto Interno Bruto brasileiro.

Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Previdência Fechada (Abrapp), 6,5 milhões de pessoas, incluindo participantes, assistidos e dependentes, são beneficiadas pelo sistema.

Só que esses fundos, criados como opções de investimento para proporcionar uma aposentadoria complementar do trabalhador, têm sido alvo de fraudes milionárias. Para discutir esse assunto, esteve Com a Palavra o deputado Carlos Melles, do DEM mineiro, que vai presidir a comissão especial da Câmara. A ideia, segundo o deputado, é propor marcos regulatórios para a criação e acompanhamento desses fundos, que têm amargado prejuízos. Há dois anos o setor apresenta resultados negativos e, só no ano passado, somou perdas de R$ 31 bilhões.

Apresentação – Elisabel Ferriche e José Carlos Oliveira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.