Rádio Câmara

Com a Palavra

Projeto que libera medicamentos para emagrecer segue para o Senado

25/06/2015 - 11h25

  • Projeto que libera medicamentos para emagrecer segue para o Senado

Docinho, coxinha, pastel, refrigerante. Quem não tem água na boca só de ouvir essas e outras delícias? Mas essas gostosuras em excesso, aliada ao sedentarismo, são responsáveis pela doença que se tornou uma epidemia mundial: a obesidade, que provoca doenças cardiovasculares, como enfarte e acidente vascular cerebral, o AVC.

Aqui no Brasil, o número de pessoas mortas por complicações diretamente relacionadas à obesidade triplicou em um período de dez anos. É o que revelou um estudo inédito feito pelo Estadão Dados, com base em informações do DataSUS. A pesquisa revela que quase 54% da população está acima do peso.

Depois de dois anos em tramitação, a Câmara aprovou o projeto de lei que proíbe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, de fazer restrições à produção e à venda de remédios usados no emagrecimento, como a sibutramina. O texto é do deputado Felipe Bournier, do PSD do Rio de Janeiro, que esteve Com a Palavra nesta quinta-feira para discutir o assunto. O parlamentar é o 2º secretário da Câmara dos Deputados e o projeto, agora, será analisado pelo Senado. Confira a entrevista.

Apresentação – Elisabel Ferriche e José Carlos Oliveira

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE