Rádio Câmara

Roda de Choro

Coleção "Choro Carioca" destaca Marcelino Corrêa

13/06/2015 - 12h00

  • Coleção "Choro Carioca" destaca Marcelino Corrêa (bloco 1)

  • “Relendo Garoto” do cearense Zé Menezes (bloco 2)

  • A sonoridade sofisticada de Juarez Moreira, no CD "Solo" (bloco 3)

  • Choro renovado do grupo "Tira Poeira" (bloco 4)

Stock.XCHNG
Cavaquinho Samba Choro

O primeiro bloco do Roda de Choro é mais uma vez dedicado à coleção "Choro Carioca - Música do Brasil", com os choros brasileiros gravados até 1920, desta vez o autor enfocados é o saxofonista gaúcho Marcelino Corrêa, nascido em 1900. No acervo dele foram encontrados mais 80 choros de sua autoria. A “Coleção Choro Carioca” resgatou três desses choros.

No segundo bloco do programa, o virtuosismo do multi-instrumentista cearense Zé Menezes homenageando o violonista Aníbal Augusto Sardinha, no CD “Relendo Garoto”. Com quem formou dupla imbatível nos anos de 1940 e 1950.

No terceiro bloco teremos a sonoridade sofisticada do CD “Solo”, do violonista e compositor mineiro Juarez Moreira. Lançado em 2004, o disco traz um apanhado musical que passa por temas clássicos do cinema.

Também teremos a revisita de Clarisse Grova cantando composições do bandolinista Afonso Machado; no CD “Que tal?”, lançado em 2012. Para encerrar, apresentamos o regional que espanou a poeira do velho Choro: Tira Poeira, do Rio de Janeiro. Um dos grupos mais importantes do movimento de revitalização do Choro na Lapa.

Produção e apresentação - Ruy Godinho
Coordenação do Núcleo - Mônica Montenegro

Programa semanal com repertório variado para os amantes do estilo.

Sábado, às 12h

MAIS CONTEÚDO SOBRE