Rádio Câmara

Com a Palavra

Agenda: confira as reuniões e votações previstas para esta semana

25/05/2015 - 09h36

  • Agenda: confira as reuniões e votações previstas para esta semana

O destaque da semana, mais uma vez, será o debate em torno da reforma política. A comissão especial irá realizar sessão hoje (25) à tarde para continuar a discussão e votação do relatório do deputado Marcelo Castro. O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, já declarou que a semana será dedicada exclusivamente à votação da proposta. As votações começam amanhã e devem ser apreciados na seguinte ordem: sistema eleitoral; financiamento de campanhas; reeleição; duração dos mandatos de cargos eletivos; coincidência de mandatos; cota de 30% para as mulheres; fim da coligação proporcional; e, por fim, cláusula de barreira. Hoje, às 18 horas, está prevista uma reunião de líderes para tratar desse tema.

A CPI da Petrobras deve ouvir nesta terça-feira o vice-presidente e o presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa; além do presidente da construtora OAS. Na quarta-feira deverão ser ouvidos cinco representantes do Grupo Schahin, todos da família proprietária. Recentemente, o grupo entrou com pedido de recuperação judicial para 28 empresas do conglomerado. Além disso, vai abandonar suas atividades no campo da engenharia e construção para se concentrar na área de petróleo e gás.

A questão da Petrobras acaba sendo tratada em outras comissões, como é o caso da Comissão de Trabalho, que vai ouvir o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União e o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União sobre a proposta do acordo de leniência entre o governo e as empresas envolvidas nas irregularidades da Petrobras, e que estão sendo investigadas na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Os deputados querem informações sobre o impacto desses acordos no índice de desemprego do país.

Amanhã (26), a Comissão do Esporte realiza uma audiência em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência sobre os esportes paralímpicos.

Na quarta-feira (27), a Comissão de Turismo debate a questão da despoluição da Baía da Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas. As duas irão sediar os esportes aquáticos, como remo e vela, durante as Olimpíadas de 2016. A situação é preocupante.

A Comissão do Esporte realiza mais uma audiência – dessa vez sobre o legado esportivo dos Jogos Olímpicos – com o ministro do Esporte, o governador do Rio de Janeiro, o prefeito da cidade do Rio e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. Na quinta-feira (28), a comissão realiza outra audiência pública, dessa vez para debater a preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Pan-Americanos desse ano e as Olimpíadas de 2016.

Para completar, o ministro do Esporte, George Hilton, é o convidado da comissão geral de quinta-feira (28), quando vem expor temas ligados à sua pasta.

Clique aqui para conferir a agenda completa e pauta das reuniões.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário
Participação especial – Mônica Tathy

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.