Rádio Câmara

Com a Palavra

Baixo investimento na Política Nacional de Defesa preocupa deputados

20/05/2015 - 09h56

  • Baixo investimento na Política Nacional de Defesa preocupa deputados

Gastos da União com a Política Nacional de Defesa (PND) foram reduzidos pela metade. Até o final de abril, apenas 12% dos R$ 18 bilhões previstos para o programa em 2015 foram investidos em ações destinadas ao programa de defesa.

De acordo com levantamento da Associação Contas Abertas, o valor repassado ao Ministério da Defesa para gestão da PND representa menos de 50% do que foi transferido no primeiro quadrimestre do ano passado.

Para debater a formulação e a execução da Política Nacional de Defesa, além de outros temas ligados ao setor, como a remuneração dos militares, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) realiza audiência pública, nesta quarta-feira (20), com a presença do ministro da Defesa, Jaques Wagner, e comandantes das Forças Armadas.

Em entrevista ao Com a Palavra, a presidente da CREDN, deputada Jô Moraes, do PCdoB mineiro, antecipou pontos do debate. Para a deputada, o Brasil não pode executar bem uma política nacional investindo apenas 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Jô Moraes defende o investimento de, pelo menos, dois por cento, a serem atingidos nos próximos cinco anos, e não acredita que o corte no Orçamento – a ser anunciado pelo governo nesta semana – reduzirá os investimentos para implementação da Política Nacional de Defesa.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.