Rádio Câmara

Com a Palavra

Código Florestal completa 3 anos, mas ainda opõe ambientalistas e ruralistas

20/05/2015 - 09h25

  • Código Florestal completa 3 anos, mas ainda opõe ambientalistas e ruralistas

O novo Código Florestal Brasileiro completa três anos no dia 25 de maio. A lei, que trata da proteção da vegetação nativa e estabelece limites de uso da propriedade no Brasil, ainda provoca divergências entre ambientalistas e ruralistas.

O setor agropecuário considera o novo código um avanço, mas para os ativistas do meio ambiente a legislação foi um retrocesso. Um dos pontos da polêmica é o prazo do Cadastro Ambiental Rural, uma das exigências do novo Código Florestal, e que, recentemente, foi prorrogado por mais um ano pelo governo.

Com a proximidade do aniversário de três anos da nova lei florestal, vários debates estão programados em várias partes do país. Um deles acontece nesta quarta-feira, na Câmara, e vai ser promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista.

Para falar sobre o assunto, esteve Com a Palavra nesta quarta-feira (20) o líder do Partido Verde e coordenador da frente parlamentar, deputado Sarney Filho, que faz um balanço negativo dos três primeiros anos de vigência do novo Código Florestal.

Segundo o deputado, a nova lei não atingiu os objetivos para os quais foi criada e só serviu para anistiar os produtores rurais que desmataram e para afrouxar as regras para as áreas de proteção ambiental. Sarney Filho também critica a prorrogação do prazo para inscrição dos agricultores no CAR, que venceria em cinco de maio.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.