Rádio Câmara

Com a Palavra

Aconteceu: confira as principais notícias da semana de 11 a 15 de maio

15/05/2015 - 09h35

  • Aconteceu: confira as principais notícias da semana de 11 a 15 de maio

O Plenário da Câmara dos Deputados, mais uma vez, viveu uma semana intensa de votações. Foi aprovada, entre outras propostas, a Medida Provisória 664, que compõe o pacote de ajuste fiscal do governo e altera as regras da pensão por morte e do auxílio-doença. Também foi aprovada uma emenda a esta MP que cria alternativa ao fator previdenciário – que é o cálculo realizado a partir da idade, tempo de contribuição e expectativa de vida da população para determinar o direito ao recebimento integral da aposentadoria.

Após a aprovação das MPs 664 e 665, que alteram direitos trabalhistas e previdenciários, ainda deverão ser analisadas na próxima semana a medida provisória que aumenta impostos para importação e o projeto de lei que reverte, parcialmente, a desoneração da folha de pagamentos concedida a 56 setores da economia.

Nas comissões permanentes, o destaque foi a apresentação do parecer do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) à proposta da reforma política. O relatório prevê eleição majoritária para o Legislativo, sistema misto de financiamento de campanha, fim da reeleição para o Executivo, mandatos de cinco anos e coincidência das eleições.

Confira os detalhes e os comentários da repórter Paula Bittar sobre esses e outros destaques desta semana.

Apresentação – Márcio Salema
Participação Especial – Paula Bittar

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.