Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputados querem urgência para projeto que aumenta rendimento do FGTS

11/05/2015 - 10h06

  • Deputados querem urgência para projeto que aumenta rendimento do FGTS

Depois de quase 50 anos, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS, pode sofrer mudança histórica e dobrar o rendimento do trabalhador.

A proposta que vincula juros do fundo à poupança foi apresentada pelo deputado Paulo Pereira da Silva, presidente do Solidariedade; e pelos líderes do PMDB, Leonardo Picciani, e do Democratas, Mendonça Filho.

Pelo texto, a partir de janeiro de 2016, o reajuste dos depósitos do FGTS vai seguir as mesmas regras da caderneta de poupança: 0,5% ao mês, mais a TR – a taxa referencial. Hoje, a atualização do FGTS ocorre pela TR, mais 3% ao ano. No entanto, a TR tem sido algo próximo de zero, fazendo com que o trabalhador tenha uma das menores remunerações do mercado.

Em entrevista ao Com a Palavra, o deputado Paulo Pereira da Silva apresenta detalhes do projeto. Segundo o parlamentar, os trabalhadores já perderam 100% dos rendimentos do fundo de garantia, o que representa em torno de R$ 360 bilhões. O deputado disse que vai tentar votar a urgência do projeto na próxima semana, assunto que vai ser discutido amanhã (12) com representantes da Força Sindical.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.