Rádio Câmara

Com a Palavra

Projeto aumenta pena para quem provocar a morte ou agredir ciclistas em ciclovias

08/05/2015 - 10h08

  • Projeto aumenta pena para quem provocar a morte ou agredir ciclistas em ciclovias

Uma primeira pedalada de incentivo para as pessoas deixarem seus carros nas garagens e irem de bicicleta para o trabalho. A Câmara Federal lança hoje a campanha "De bike ao trabalho", que tem como objetivo a contribuição com o meio ambiente, além de otimizar o tempo dos servidores que demoram a achar vagas nos arredores do Congresso Nacional.

Mas a adesão a essa campanha pode esbarrar na falta de projetos de mobilidade urbana nas cidades brasileiras, como a construção de ciclovias. Sem segurança, muitos ciclistas sofrem acidentes graves porque disputam a pista com os carros.

De acordo com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, 639 ciclistas morreram em acidentes entre os anos de 2000 e 2013. E, segundo dados da ONG Rodas da Paz, até abril deste ano já ocorreram 14 mortes de ciclistas apenas no Distrito Federal.

Para proteger os apaixonados pelo pedal, o deputado Rogério Rosso, do PSDB do Distrito Federal, elaborou um projeto de lei que aumenta a pena para quem provocar a morte ou agredir ciclistas em ciclo-faixas, vias públicas ou vias públicas de uso misto. O parlamentar foi o convidado do Com a Palavra desta sexta-feira. Confira a entrevista!

Apresentação – Elisabel Ferriche e Márcio Salema

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.