Rádio Câmara

Com a Palavra

Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas quer extinguir fator previdenciário

06/05/2015 - 10h04

  • Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas quer extinguir fator previdenciário

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados e Pensionistas foi reinstalada na Câmara dos Deputados. Para o coordenador do colegiado, deputado Cléber Verde, do PRB do Maranhão, 2015 será um ano de grandes desafios para o Congresso Nacional em relação ao tema.

No Brasil, a história da Previdência tem quase 130 anos. A primeira legislação específica sobre direito previdenciário surgiu em 1888, quando foi regulamentada a aposentadoria dos empregados dos Correios. A extensão dos benefícios da Previdência a todos os trabalhadores veio um século depois. Com a constituição de 1988, a Previdência foi universalizada.

Em entrevista ao Com a Palavra, o deputado Cléber Verde apresentou as pautas que vão pontuar o trabalho da frente parlamentar. Segundo ele, a prioridade do colegiado será acabar com o fator previdenciário – criado em 1999, para tentar evitar a aposentadoria precoce. O primeiro passo, segundo o parlamentar, será ouvir as entidades representativas dos aposentados e pensionistas, além de dialogar com o governo a fim de garantir a aprovação dos projetos que atendam os interesses da classe.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.