Rádio Câmara

Com a Palavra

Momento O Eco: nasce em SP primeiro filhote de arara-azul-de-lear em cativeiro do Brasil

04/05/2015 - 12h41

  • Momento O Eco: nasce em SP primeiro filhote de arara-azul-de-lear em cativeiro do Brasil

Quando chegaram ao Zoológico de São Paulo, em 2006, após serem apreendidos pela Polícia Federal, Francisco e Maria Clara ainda eram jovens demais, mas já estavam juntos, ou pareados, como se costuma falar quando se trata de aves. Em meados do mês de abril, eles se tornaram pais do primeiro filhote de arara-azul-de-lear nascido em cativeiro no Brasil.

A espécie atinge 75 cm de comprimento e é endêmica de uma área restrita da Caatinga do nordeste da Bahia. Seu principal alimento é o coco do licuri, uma palmeira encontrada na região. Cada ave se alimenta, em média, de 350 frutos de licuri por dia.

O filhote do Zoológico de São Paulo nasceu com 7 centímetros e 22 gramas. Hoje, já dobrou de tamanho e está seis vezes mais pesado do que quando nasceu. Ainda não tem penas. Embora alguns insistam em achá-lo bonito, outros preferem deixar de lado questões estéticas e destacar a importância deste nascimento para a conservação da espécie. Ele fará parte de um programa para a reprodução da arara-azul-de-lear em cativeiro, e para repovoar o seu habitat natural.

A ave é considerada em perigo de extinção. As principais ameaças são a degradação do ambiente, falta de alimentos e o tráfico de animais.

O filhote ainda não teve o sexo identificado. Ele recebe cuidados especiais e é mantido em uma incubadora com temperatura e umidade controladas. A cada três horas, recebe uma papinha, feita com ração, algumas gotas de azeite extra virgem e água morna. O crescimento é registrado em fotografias. No futuro, vai para um recinto de adaptação, onde aprenderá a voar e a se integrar com outros da espécie. E quem sabe, um dia, bater asas, livre, na Caatinga nordestina.

Veja no site oeco.org.br a reportagem de Vandré Fonseca, com direito a foto do recém-nascido.

Apresentação – Eduardo Pergurier

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.