Rádio Câmara

Com a Palavra

Pagamento por serviços ambientais já é realidade no Brasil; audiência debate o tema

30/04/2015 - 10h20

  • Pagamento por serviços ambientais já é realidade no Brasil; audiência debate o tema

O projeto de lei que institui a Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais vai ser tema de audiência pública, nesta quinta-feira (30), na Comissão de Agricultura da Câmara.

O pagamento por serviços ambientais (PSA) tem sido um dos caminhos propostos para remunerar e incentivar quem ajuda a preservar o meio ambiente.

As primeiras iniciativas nesse sentido surgiram nos anos 1990, na Costa Rica, quando o país criou um sistema de taxação de combustível para, com os recursos arrecadados, remunerar proprietários de terras pela conservação ambiental. No Brasil, esse mecanismo ainda é novo, mas já existem várias experiências de remuneração por serviços ambientais colocadas em prática em alguns estados.

Para falar sobre o assunto, esteve Com a Palavra o deputado Evair de Melo, do PV do Espírito Santo. O parlamentar é o autor do requerimento para o debate na comissão. Confira a entrevista!

Apresentação – Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.