Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado defende reforma política como solução para a corrupção no Brasil

27/04/2015 - 11h17

  • Deputado defende reforma política como solução para a corrupção no Brasil

O deputado Antonio Carlos Mendes Thame, do PSDB paulista, vai participar, nesta segunda-feira (27), em São Paulo, do 1º Seminário Internacional "Boa Governança no Setor Público".

O encontro é uma iniciativa do Tribunal de Contas de São Paulo e vai reunir lideranças políticas, como o deputado Paulo Teixeira, do PT paulista, e outras autoridades. Eles vão debater a governança pública e o combate à corrupção.

Governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país ou mesmo de uma empresa, visando o desenvolvimento e a capacidade de planejar, formular e programar suas políticas.

O deputado Mendes Thame, que vai apresentar o painel "Projetos legislativos sobre governança e o controle interno" foi o convidado do Com a Palavra desta segunda-feira.

Além de apresentar detalhes sobre o evento, o deputado destacou cinco pontos prioritários para acabar com a corrupção que, segundo ele, é o principal problema de gestão no Brasil: mudar o Legislativo para dar celeridade às votações, já que mais de 500 projetos estão parados aguardando apreciação; aprimorar os órgãos de fiscalização do Executivo, como Coafi, Ministério Público e Controladoria Geral da União; fazer com que o Judiciário também seja mais rápido nos julgamentos; conscientizar a população de que a corrupção é um mal que deve ser exterminado; e aproximar o eleitor de seu deputado.

Como solução definitiva para o problema, Mendes Thame sugere a reforma política, já em discussão na Câmara dos Deputados.

Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE